FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
HISTÓRIA

HISTÓRIA

Na década de 30, o estado de Goiás atraiu, com suas terras férteis e ainda pouco exploradas, trabalhadores de vários estados brasileiros. Assim, o centro-oeste goiano, região de cultura adequada à agricultura e pecuária, começou a receber seus novos moradores: mineiros, paulistas, baianos e tantos outros, que se uniram para promover o desenvolvimento da região.

Os moradores da zona rural do município goiano de Itaberaí, mais precisamente, os localizados na região da Serra do Brandão, quando necessitavam de algum serviço como atendimento médico, registros em cartório, casamentos, batizados, enterros e outros, precisavam se deslocar para as cidades mais próximas, como Itaberaí ou Itauçú, enfrentando acessos pouco favoráveis, em função da precariedade das estradas e de uma topografia bastante acidentada.

A manifestação do interesse em criar um aglomerado urbano, naquela rica região do município de Itaberaí foi crescendo e aos três dias do mês de maio de 1951, foi constituída uma comissão com o objetivo de fundar o povoado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Taquaral (ex-povoado) pela Lei Municipal n.º 86, de 25-07-1958, subordinado ao município de Itaberaí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Taquaral figura no município de Itaberaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Taquaral de Goiás, pela Lei Estadual n.º 4.593, de 01-10-1963, desmembrado de Itaberaí. Sede no atual distrito de Taquaral de Goiás (ex-Taquaral). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela Lei Estadual n.º 7.483, de 02-12-1971, é criado o distrito de Itaguari e anexado ao município de Taquaral de Goiás. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Taquaral de Goiás e Itaguari.

Pela Lei Estadual n.º 10.400, de 30-12-1987, é desmembrado do município de Taquaral de Goiás o distrito de Itaguari. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.

Fonte: IBGE

Taquaral-GO

Fundação: 1963

Aniversário : 01 de outubro

Gentílico: Taquaralense

População: 3.506 Habitantes

Área: 204,218 km



Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.